Qualidades e Defeitos. Como responder na hora da entrevista?

ADS

Entrevistador: Cite 3 qualidade e 3 defeitos:

Você: …

Não sabe como responder essa pergunta? Saiba que citar os defeitos e as qualidades em uma processos seletivos é uma prática muito comum podendo ser pedidas ao candidato uma, duas ou até três defeitos e também três qualidades durante o processo seletivo. Prepare-se antecipadamente para não ser pego de surpresa.

ADS

Tenha em mente, ou anotado em algum rascunho as habilidaes que mais fazem parte de seu potencial, e também que tenham relação direta com a vaga que está concorrendo.

Veja abaixo algumas opções que podem te ajudar.

1. Organização
Um bom exemplo de qualidade para citar pro recrutador, é a organização. Qual é o recrutador que não gosta de possuir trabalhadores organizados que sabem dividir o trabalho em tarefas e estabelecer prioridades?

Você pode demonstrar que é organizado citando qual o software, programa ou metodologia que você utiliza para gerenciar a sua lista de tarefas diárias, mensais e anuais.

2. Sinceridade
Essa é uma das qualidades impressindíveis e que as empresas procuram quando buscam um novo colaborador. Um trabalhador honesto e com ética profissional é uma garantia para empresa.

Lembre-se de que pessoas que escondem seus erros por medo de punição também podem acabar sendo classificadas como não sendo sinceras.

ADS

Procure, nas suas experiências profissionais, um cenário onde a sinceridade foi decisiva para a solução de um problema.

3. Observação
Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. Observar e analisar permite que você identifique oportunidades, falhas e dificuldades na sua equipe, por exemplo.

Esse tipo de visão analítica é muito buscado pelas grandes empresas, pois uma pessoa observadora consegue enxergar lacunas que outras não conseguem. Ser proativo é muito importante, mas ser um profissional observador, analítico e que pensa antes de falar também é fundamental.

4. Criatividade
Você pode falar da sua capacidade criativa. Em algumas situações será necessário pensar e agir de forma diferente do usual. Trazer uma visão original para a empresa é uma vantagem competitiva que pode servir de base para a inovação.

Desde que os constantes avanços da tecnologia tem nos poupado do trabalho repetitivo, a criatividade e inovação têm sido cada vez mais valorizadas.

Alguma vez você teve uma ideia brilhante que resultou em um corte de custos para alguma das empresas onde você trabalhou? Anote e lembre-se de mencionar na entrevista.

5. Paciência
No mundo corporativo, em que todos querem tudo para ontem, ter paciência é quase uma dádiva! Um profissional paciente consegue analisar melhor as alternativas, lida melhor com a equipe e ainda consegue tomar melhores decisões.

6. Proatividade
Tem poder de iniciativa e vontade de resolver situações pendentes? Não tem medo de assumir novas responsabilidades? Você age sem esperar que o seu superior indique para entrar em ação? Então não perca a oportunidade de falar a respeito desta sua qualidade ao entrevistador.

O comportamento reativo, do tipo “apagador de incêndios”, embora tenha a sua utilidade, tende a ser menos valorizado. Qual foi a vez em que você agiu de forma preventiva evitando que sua equipe passasse por um problema?

Uma carta de apresentação de empregadores anteriores ajuda a comprovar esta qualidade.

7. Persistência
A habilidade de se manter de pé, avançando, mesmo após uma ou várias quedas é essencial para ser bem sucedido em qualquer tarefa.

Procure listar alguns exemplos de casos onde você tenha alcançado seu objetivo após persistir várias vezes. Procure demonstrar a experiência que você acumulou durante sua trajetória até o sucesso.

8. Lealdade
Manter-se firme, dando suporte de forma positiva, nas relações profissionais é uma habilidade que pode definir o clima do ambiente de trabalho.

Procure investigar as situações no seu histórico profissional onde a decisão de se manter leal ao grupo teve consequências positivas para o resultado da empresa.

9. Entusiasmo
Um colaborador com entusiasmo pode ser capaz de contagiar toda a equipe. As empresas sabem que, por menor que seja a tarefa, se a pessoa coloca todo o seu coração nela, os resultados tendem a ser melhores.

Se você é um destes multiplicadores de energia, demonstre a partir do seu histórico profissional onde você conseguiu elevar a vibração geral através do entusiasmo.

O que não falar?

Você é daqueles que se diz perfeccionista ou pontual quando questionado sobre suas qualidades e defeitos em uma entrevista? Sabia que isso pode estar acabando com as suas chances de conquistar uma boa vaga de emprego, simplesmente por não saber se apresentar?

O perfeccionismo, por exemplo, já é visto como um jargão e resposta pronta pelos recrutadores e não é mais considerada como algo positivo. Muito pelo contrário, pessoas que se dizem perfeccionistas podem transparecer sem criatividade e até frustradas, já que a perfeição não existe.

E a pontualidade? Bom, essa não é uma qualidade a ser destacada, mas sim uma obrigação de todo colaborador. Então, o que dizer em uma entrevista? Confira alguns bons exemplos que podem ser ditos sem comprometer a sua imagem.

Cite agora 3 defeitos:

Em um mundo onde o tempo parece se tornar cada vez mais escasso, esta pode ser uma forma rápida de ter uma ideia do perfil do candidato ouvindo dele mesmo seus pontos positivos e negativos. Esteja preparado, e evite contar mentiras, pois, se ao responder essa pergunta você ficar desconfortável, ou nervoso, o recrutador reconhecerá esse padrão de comportamento em outras perguntas.

Defeitos

Muitos candidatos acabam falhando ao citar suas qualidades e defeitos, principalmente em relação aos pontos negativos. Afinal, ninguém gosta de expor seus medos e dificuldades. No entanto, existem bons exemplos que não prejudicam a sua imagem.

1. Timidez
A timidez em excesso é, sim, vista como um defeito, principalmente para o meio comercial, do marketing e para cargos de liderança. Profissionais tímidos tendem a ter dificuldades em se expressar, em compartilhar opiniões e em ter desenvoltura para conversar com clientes, gestores e equipe.

No entanto, não é algo que possa macular sua carreira ou impedi-lo de conquistar uma vaga de emprego, principalmente se você frisar que vem trabalhando a sua autoconfiança.

2. Agitação
Assim como a timidez pode ser um defeito, a agitação também pode. Ser muito agitado remete a pessoas que falam em excesso e que não conseguem manter o foco em suas tarefas. Para não se complicar na entrevista, é interessante reforçar que, mesmo sendo uma pessoa agitada e hiperativa, isso não prejudica a qualidade nos seus resultados.

3. Confiança demais
Infelizmente, o mundo corporativo está cheio de profissionais que querem passar a perna nos outros. Nesse sentido, ser confiante demais é um defeito que o faz acreditar em pessoas desonestas e injustas que podem prejudicar o seu cargo e carreira.

Para se sair bem em uma entrevista de emprego quando perguntarem de suas qualidades e defeitos, você deve ser sempre verdadeiro, embora possa optar por uma abordagem mais atrativa em âmbito profissional.

Ao listar um defeito, diga o que tem feito para se aprimorar nessa questão. Por ex. se o seu defeito for timidez, voce pode citar que tem assistido palestras e lido livros que tratam do assunto, e cita os resultados positivos que vem obtendo.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE! SIGA NOSSO PERFIL NO INSTA E RECEBA OPORTUNIDADES DIARIAMENTE!

 

ADS