Você está buscando Vaga de Emprego? Veja a seguir a oportunidade de emprego disponibilizada hoje e envie o seu currículo [ATENÇÃO: Não é exigido nenhum valor para a anunciar ou para participar dos processos seletivos. As informações detalhadas das vagas, contato da empresa e demais informações são gratuitos. Desconfie de oportunidades que solicitem pagamento de qualquer taxa ou cobrança para participar do processo seletivo, emissão de certificados, ou conseguir um emprego. Se houver alguma cobrança Denuncie imediatamente.] Nosso maior objetivo é que você consiga sua tão sonhada vaga de emprego! Boa Sorte!

Qualidades e Defeitos. Como responder na hora da entrevista?

Entrevistador: Cite 3 qualidade e 3 defeitos:

Você: …

Não sabe como responder essa pergunta? Saiba que citar os defeitos e as qualidades em uma processos seletivos é uma prática muito comum podendo ser pedidas ao candidato uma, duas ou até três defeitos e também três qualidades durante o processo seletivo. Prepare-se antecipadamente para não ser pego de surpresa.

Tenha em mente, ou anotado em algum rascunho as habilidaes que mais fazem parte de seu potencial, e também que tenham relação direta com a vaga que está concorrendo.

Veja abaixo algumas opções que podem te ajudar.

1. Organização
Um bom exemplo de qualidade para citar pro recrutador, é a organização. Qual é o recrutador que não gosta de possuir trabalhadores organizados que sabem dividir o trabalho em tarefas e estabelecer prioridades?

Você pode demonstrar que é organizado citando qual o software, programa ou metodologia que você utiliza para gerenciar a sua lista de tarefas diárias, mensais e anuais.

2. Sinceridade
Essa é uma das qualidades impressindíveis e que as empresas procuram quando buscam um novo colaborador. Um trabalhador honesto e com ética profissional é uma garantia para empresa.

Lembre-se de que pessoas que escondem seus erros por medo de punição também podem acabar sendo classificadas como não sendo sinceras.

Procure, nas suas experiências profissionais, um cenário onde a sinceridade foi decisiva para a solução de um problema.

3. Observação
Principalmente nos cargos de liderança, ser observador é um diferencial. Observar e analisar permite que você identifique oportunidades, falhas e dificuldades na sua equipe, por exemplo.

Esse tipo de visão analítica é muito buscado pelas grandes empresas, pois uma pessoa observadora consegue enxergar lacunas que outras não conseguem. Ser proativo é muito importante, mas ser um profissional observador, analítico e que pensa antes de falar também é fundamental.

4. Criatividade
Você pode falar da sua capacidade criativa. Em algumas situações será necessário pensar e agir de forma diferente do usual. Trazer uma visão original para a empresa é uma vantagem competitiva que pode servir de base para a inovação.

Desde que os constantes avanços da tecnologia tem nos poupado do trabalho repetitivo, a criatividade e inovação têm sido cada vez mais valorizadas.

Alguma vez você teve uma ideia brilhante que resultou em um corte de custos para alguma das empresas onde você trabalhou? Anote e lembre-se de mencionar na entrevista.

5. Paciência
No mundo corporativo, em que todos querem tudo para ontem, ter paciência é quase uma dádiva! Um profissional paciente consegue analisar melhor as alternativas, lida melhor com a equipe e ainda consegue tomar melhores decisões.

6. Proatividade
Tem poder de iniciativa e vontade de resolver situações pendentes? Não tem medo de assumir novas responsabilidades? Você age sem esperar que o seu superior indique para entrar em ação? Então não perca a oportunidade de falar a respeito desta sua qualidade ao entrevistador.

O comportamento reativo, do tipo “apagador de incêndios”, embora tenha a sua utilidade, tende a ser menos valorizado. Qual foi a vez em que você agiu de forma preventiva evitando que sua equipe passasse por um problema?

Uma carta de apresentação de empregadores anteriores ajuda a comprovar esta qualidade.

7. Persistência
A habilidade de se manter de pé, avançando, mesmo após uma ou várias quedas é essencial para ser bem sucedido em qualquer tarefa.

Procure listar alguns exemplos de casos onde você tenha alcançado seu objetivo após persistir várias vezes. Procure demonstrar a experiência que você acumulou durante sua trajetória até o sucesso.

8. Lealdade
Manter-se firme, dando suporte de forma positiva, nas relações profissionais é uma habilidade que pode definir o clima do ambiente de trabalho.

Procure investigar as situações no seu histórico profissional onde a decisão de se manter leal ao grupo teve consequências positivas para o resultado da empresa.

9. Entusiasmo
Um colaborador com entusiasmo pode ser capaz de contagiar toda a equipe. As empresas sabem que, por menor que seja a tarefa, se a pessoa coloca todo o seu coração nela, os resultados tendem a ser melhores.

Se você é um destes multiplicadores de energia, demonstre a partir do seu histórico profissional onde você conseguiu elevar a vibração geral através do entusiasmo.

O que não falar?

Você é daqueles que se diz perfeccionista ou pontual quando questionado sobre suas qualidades e defeitos em uma entrevista? Sabia que isso pode estar acabando com as suas chances de conquistar uma boa vaga de emprego, simplesmente por não saber se apresentar?

O perfeccionismo, por exemplo, já é visto como um jargão e resposta pronta pelos recrutadores e não é mais considerada como algo positivo. Muito pelo contrário, pessoas que se dizem perfeccionistas podem transparecer sem criatividade e até frustradas, já que a perfeição não existe.

E a pontualidade? Bom, essa não é uma qualidade a ser destacada, mas sim uma obrigação de todo colaborador. Então, o que dizer em uma entrevista? Confira alguns bons exemplos que podem ser ditos sem comprometer a sua imagem.

Cite agora 3 defeitos:

Em um mundo onde o tempo parece se tornar cada vez mais escasso, esta pode ser uma forma rápida de ter uma ideia do perfil do candidato ouvindo dele mesmo seus pontos positivos e negativos. Esteja preparado, e evite contar mentiras, pois, se ao responder essa pergunta você ficar desconfortável, ou nervoso, o recrutador reconhecerá esse padrão de comportamento em outras perguntas.

Defeitos

Muitos candidatos acabam falhando ao citar suas qualidades e defeitos, principalmente em relação aos pontos negativos. Afinal, ninguém gosta de expor seus medos e dificuldades. No entanto, existem bons exemplos que não prejudicam a sua imagem.

1. Timidez
A timidez em excesso é, sim, vista como um defeito, principalmente para o meio comercial, do marketing e para cargos de liderança. Profissionais tímidos tendem a ter dificuldades em se expressar, em compartilhar opiniões e em ter desenvoltura para conversar com clientes, gestores e equipe.

No entanto, não é algo que possa macular sua carreira ou impedi-lo de conquistar uma vaga de emprego, principalmente se você frisar que vem trabalhando a sua autoconfiança.

2. Agitação
Assim como a timidez pode ser um defeito, a agitação também pode. Ser muito agitado remete a pessoas que falam em excesso e que não conseguem manter o foco em suas tarefas. Para não se complicar na entrevista, é interessante reforçar que, mesmo sendo uma pessoa agitada e hiperativa, isso não prejudica a qualidade nos seus resultados.

3. Confiança demais
Infelizmente, o mundo corporativo está cheio de profissionais que querem passar a perna nos outros. Nesse sentido, ser confiante demais é um defeito que o faz acreditar em pessoas desonestas e injustas que podem prejudicar o seu cargo e carreira.

Para se sair bem em uma entrevista de emprego quando perguntarem de suas qualidades e defeitos, você deve ser sempre verdadeiro, embora possa optar por uma abordagem mais atrativa em âmbito profissional.

Ao listar um defeito, diga o que tem feito para se aprimorar nessa questão. Por ex. se o seu defeito for timidez, voce pode citar que tem assistido palestras e lido livros que tratam do assunto, e cita os resultados positivos que vem obtendo.

NÃO PERCA NENHUMA NOVIDADE! SIGA NOSSO PERFIL NO INSTA E RECEBA OPORTUNIDADES DIARIAMENTE!